EQUIPE GALERINHA DO COSTA DESENVOLVE
A CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇAO:
“ALIMENTE-SE BEM E VIVA MAIS FELIZ”
Estamos estudando a alimentação e, por isso, quando nos deparamos com a tarefa de organizarmos uma atividade de conscientização logo surgiu a ideia de promover na escola uma atividade que levasse todos (alunos, funcionários e professores) a repensar e se possível mudar hábitos alimentares.
Há tempos observamos alunos de nossa turma e das demais alimentando-se de forma muito inadequada. Os lanches são basicamente constituídos por salgadinhos, waffers, bolachas recheadas, balas, pirulitos, chicletes, todinhos, refrigerantes ou frituras, tais como pastéis e enroladinhos.
Crianças da Escola e seus lanches
Diante desta realidade resolvemos estudar os prejuízos que a má alimentação pode causar à saúde. Nossas pesquisas levaram-nos a tomar conhecimento de que esses alimentos consumidos pela maioria das crianças e adolescentes de nossa escola além de possuir pouco ou nenhum valor nutritivo, podem causar entre outros problemas:
*aumento considerável do mau colesterol;
*aumento do risco da formação de placas nas artérias, a aterosclerose (as estrias gordurosas, precursoras dessas placas, podem surgir na aorta já aos 3 anos de idade);
* salgadinhos e bolachas recheadas têm altas taxas de sódio podendo causar reações alérgicas e elevação da pressão arterial;
* diminuição da capacidade de raciocínio e de memorização;
* dores de cabeça;
* alteração no humor;
* cáries;
* hipoglicemia e obesidade.
Além de conhecermos os problemas causados pela alimentação inadequada, percebemos a importância da alimentação saudável na vida das pessoas.
O mais interessante deste trabalho de conscientização é que ele adquire maior significado quando se trata de um grande grupo de crianças, pois é principalmente na infância que são adquiridos os vários hábitos alimentares, os quais comumente se estendem pelo resto da vida. Se forem bons hábitos, como pretendemos conscientizar e conscientizar-nos, será possível prevenir doenças e preservar a saúde. E o melhor de tudo: as crianças são ótimas disseminadoras de ideias e com isso, podem influenciar positivamente a vida alimentar de suas famílias.
OS MEMBROS DA EQUIPE COLARAM
ELABORAÇAO COLETIVA DE CARTA EXPLICATIVA DA CAMPANHA PARA SER ENTREGUE ÀS TURMAS MAIORES (4ª E 5ª SÉRIES), AOS FUNCIONÁRIOS E PROFESSORES DA ESCOLA.
ABAIXO SEGUE A CARTA ESCRITA PELA TURMA E REDIGIDA PELO MEMBRO DA EQUIPE, O ALUNO RAFAEL W. :
A turma foi dividida em dois grupos.
Um dos grupos foi responsável por entregar a carta que foi xerocada, às turmas, aos professores e funcionários. Acompanhe conosco esta etapa da divulgação de nossa campanha e do Dia da Alimentação Saudável.
Carta sendo entregue no Refeitório
O segundo grupo teve a tarefa de fazer a divulgação para as turmas menores. Para isso, cada membro procurou explicar do SEU JEITINHO o que iria acontecer e os objetivos de nossa campanha.
Como se tratam de crianças resolvemos reforçar o convite com um bilhetinho elaborado pela equipe e posteriormente digitado:
Para entender melhor o que aconteceu, é melhor DAR UMA ESPIADINHA!!!!
Foi uma tarefa muito interessante! Nos envolvemos de montão. Mas o DIA DA ALIMENTAÇAO SAUDÁVEL reservava mais algumas cenas marcantes. ACOMPANHEM COM A GENTE!!!!
Vejam esta obra de arte O Verão, 1573 do artista Giuseppe Arcimboldo.
Ela mostra a importância da alimentação para nossa vida. Afinal, como já havíamos pesquisado, os alimentos que consumimos interferem não só em nossa saúde, mas também em nossa auto –estima e humor. O estudo desta obra de arte nos auxiliou na elaboração das frases para os cartazes confeccionados para dar continuidade à proposta de nossa campanha.
Para finalizar, os alunos confeccionaram cartazes para serem expostos na Escola, como um estímulo para que todos os alunos cuidem mais de sua alimentação diária, procurando ingerir mais frutas e verduras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário